Uma história de biliões





Publicado em: O Gaiense, 20 de Outubro de 2012

Num estudo divulgado esta semana pela fundação alemã Bertelsmann Stiftung, apresentam-se as previsões do impacto causado pela saída do euro em quatro cenários: apenas a Grécia (Grexit), a Grécia e Portugal (GP), Grécia, Portugal e Espanha (GPS) e Grécia, Portugal, Espanha e Itália (GPSI). É estudado o impacto em cada uma das 42 maiores economias do mundo, no seu conjunto, correspondendo a 90% do PIB mundial.

No cenário GP, que nos interessa particularmente, é previsto um declínio da economia global nos 42 países de 2,4 biliões de euros: em Portugal 84 mil milhões, 225 na Alemanha, 331 em França, 275 na China, 365 nos EUA. O PIB da Alemanha baixaria 9,1%, o da França 17,6%, o dos EUA 3,3%, em Portugal seria o desastre total com uma redução de 55%.

No cenário GPSI, o efeito seria muito mais arrasador.

Estão assustados, os nossos amigos alemães. Fazem contas à vida e percebem que o problema está longe de ser um problema greco-português ou dos países do sul. Começam a compreender que estamos todos no mesmo barco e que o facto de viajarem nas cabines de 1ª classe deste Titanic não lhes servirá de grande consolo. Falta compreenderem (como por cá já se vai compreendendo) que, para evitar o iceberg, é preciso despedir a tripulação que comanda o navio, rever os mapas e traçar uma nova rota.


[ Pode consultar o estudo aqui ]



Sem comentários: