Uma boa e uma má notícia


Publicado em: O Gaiense, 9 de Julho de 2011
Tendo em vista o apoio à indústria do turismo, o IVA do sector foi reduzido para 9% a partir do dia 1 de Julho deste ano e manter-se-á assim até ao fim de 2013. A nova taxa de 9% aplicar-se-á à restauração e catering, hotéis e outras acomodações de férias, serviços de entretenimento como cinemas, teatros, museus, feiras, parques de diversões e instalações desportivas. Para além disso, cabeleireiros e materiais impressos, como brochuras, mapas, programas e jornais, também estarão sujeitos à nova taxa. Estima-se que a medida custe 120 milhões até ao fim do ano e 350 milhões durante um ano completo. O objectivo desta redução do IVA é estimular o turismo e criar emprego no sector. Estudar-se-á também a hipótese de uma taxa zero sobre as viagens aéreas para o país.
Adicionalmente, o investimento público pode ter um papel importante, tanto na promoção de emprego, como na satisfação de necessidades do país em infra-estruturas. Investir-se-á 4 600 milhões de euros em 2011, o que irá estimular a actividade económica e criar, em média, 8 a 12 empregos directos por cada milhão investido, podendo ter um impacto significativo na criação de mais empregos a médio prazo.
Tudo isto é verdade, são medidas reais do governo, apesar do enorme défice e de o país estar submetido ao memorando da troika que acompanhou o empréstimo. Esta é a boa notícia. A má notícia é que isto se passa na Irlanda e não em Portugal, apesar de o nosso país até ter melhores condições para fazer do sector do turismo um caso de sucesso e uma boa alavanca para a recuperação da crise.

Sem comentários: