Não há austeridade para a NATO




[ Imagens do projecto da nova sede da NATO em Bruxelas ]

Publicado em: O Gaiense, 12 de Fevereiro de 2011

Quando chegamos ao aeroporto de Bruxelas e apanhamos o autocarro para o centro da cidade, a primeira paragem é junto à sede da NATO, que nos aparece do lado esquerdo. Mas, se olharmos para a direita, o que vemos é um enorme terreno onde começam as obras de construção da nova sede da Aliança. Esta semana, num encontro do secretário-geral Anders Fogh Rasmussen com a imprensa, foi informado que o custo da obra está estimado em mil milhões de euros.
É um valor significativo para tempos de crise. E para uma organização que se queixa da redução dos orçamentos de defesa na Europa. Rasmussen lembrou que os acontecimentos no Egipto mostraram que não podemos dar a estabilidade por garantida e deixou “um sério aviso” contra os cortes europeus: há dez anos, os norte-americanos pagavam menos de metade dos custos; hoje, a sua comparticipação atinge os 75% e continua a crescer. A NATO é, assim, cada vez mais um assunto dos Estados Unidos.
Os europeus bem podiam aproveitar o pretexto da crise para deixar este amigo da estabilidade a brincar às sedes e às guerras com os seus financiadores transatlânticos e começar de vez a usar os seus recursos de uma forma mais inteligente e mais útil para todos.

Sem comentários: