Obrigado, facebook



Publicado em: O Gaiense, 8 de Agosto de 2009

Perdoar-me-ão os leitores desta 82ª crónica que escrevo para O Gaiense se hoje ela assume um ar um tudo nada menos impessoal. Acontece que esta semana celebrei menos um ano que me falta para o fim e, na calma gaiense de um jardim à beira-mar (à beira do “nosso mar”, como dizem as peixeiras cá da terra quando querem garantir a qualidade do produto), nesta calma alheada do mundo e da Europa política, que também foi a banhos, de repente irrompeu o mundo pela porta do facebook. Rostos amigos, cúmplices ou apenas conhecidos dessa vida de aviões e reuniões de que se faz a política internacional espreitam com um sorriso no écran do portátil, como que a ver se eu consigo apagar as velas todas.

No mesmo dia, foi publicado um interessante artigo intitulado “A geopolítica do facebook” em que o autor, John Feffer, discorre sobre os impactos das novas redes sociais, lembrando que algumas revoluções ou semi-revoluções dos dias de hoje devem tanto ao facebook e ao twitter quanto a grande Reforma protestante ficou a dever à invenção de Gutenberg ou os movimentos clandestinos no bloco soviético aos policopiadores, faxes e fotocópias.

Mas, mais do que um simples novo meio de comunicação, o facebook é um espaço de cruzamento de vidas públicas e privadas, como qualquer um poderá constatar no seu dia de aniversário. Um cruzamento com um trânsito intenso, com um ritmo vertiginoso, que despreza fronteiras e ignora distâncias, que é essa a natureza deste novo mundo (ou deste novo modo).

O que pode ser um pouco estonteante, mas é a realização de um velho sonho da humanidade: juntar sem qualquer esforço amigos da Finlândia à Moldávia, da Irlanda à Lituânia, ver amigos novos vindos do confim do espaço e amigos antigos vindos do confim do tempo, perdidos há décadas nas brumas da memória e hoje reencontrados com uma profunda alegria no facebook.

Ainda ninguém sabe os efeitos que tudo isto terá na forma como encaramos a vida, mas uma coisa podemos para já dizer: obrigado, facebook.

Sem comentários: