Para acabar de vez com o G20



Publicado em: O Gaiense, 18 de Abril de 2009

Uma comissão de especialistas estabelecida pela ONU para analisar a reforma do sistema financeiro e monetário internacional, liderada por Joseph Stiglitz, Nobel da Economia 2001, está a propor a criação de um Conselho Económico Global, que teria a função de promover a cooperação económica e financeira mundial. Segundo os especialistas, este Conselho deveria ser considerado, na arquitectura das Nações Unidas, a um nível semelhante ao do Conselho de Segurança.

Chamando a atenção para a necessidade de uma resposta verdadeiramente global a uma crise que é global, os especialistas da ONU criticaram a limitada representatividade e legitimidade do G20 para falar e decidir em nome do mundo. “Não é do G7, do G8 ou mesmo do G20 que precisamos, mas sim de um G192” (192 é o número de países da ONU).

Lembram que as medidas que tinham sido propostas pelas autoridades financeiras do grupo G7 fracassaram totalmente e que é precisa hoje uma alteração profunda do sistema e não apenas um alargamento do grupo.

O Conselho Económico Global teria representação dos países mais ricos e dos países mais pobres, dos mais desenvolvidos e dos que estão em vias de desenvolvimento, e poderia encontrar soluções mais equilibradas e eficazes do que a reunião exclusiva das vinte economias mais ricas do planeta. Deveria também cooperar com as outras organizações de âmbito mundial, nomeadamente com a Organização Mundial do Trabalho.

Os resultados da cimeira do G20, em Londres, só vieram reforçar a ideia de que vai ser de facto necessário encontrar um outro âmbito para resolver o problema que temos pela frente.

Sem comentários: